PM impede assembleia e prende presidente de sindicato ligado à Petrobras

Foi preso na manhã do último dia 29 (quinta-feira), o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção do Mobiliário e Montagem Industrial de São José dos Campos e região (Sintricom), Ivam Rodrigues.

A prisão totalmente arbitrária efetuada pela Polícia Militar ocorreu durante uma assembleia com os trabalhadores da Engecampo, empreiteira que presta serviços para a Petrobras, na Unidade de Tratamento de Gás de Caraguatatuba – UTGCA.

Os trabalhadores estavam paralisados desde o dia 27 ( terça-feira) e no dia 29 etavam em assembléia, quando, por volta das 9 horas da manhã, a PM tentou forçá-los a voltar a trabalhar contra a sua vontade, o que gerou o conflito que resultou na prisão da liderança sindical.

Tal situação deixa claro que o regime político vai se fechando e torna-se, a cada dia mais, uma ditadura escancarada. Nesse contexto, a polícia se sente à vontade para prender lideranças sindicais, desrepeitando todos os direitos da classe operária, inclusive o direito de greve.

É nesse sentido que o golpe se movimenta: sufocar as organizações dos trabalhadores. Isso porque a ditadura não pode conviver com os direitos democráticos. Por isso, está cada vez mais explícita a necessidade da construção de comitês de luta contra o golpe de de autodefesa do movimento operário e popular.