Petroleiros organizam protestos em Brasília em defesa da Petrobras e do Pré-Sal

Da redação – A Federação Única dos Petroleiros (FUP) e os sindicatos associados estão se organizando para, a partir desta terça-feria (19), realizar protestos e manifestações em Brasília. No decorrer da semana, o movimento participará do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa das Refinarias da Petrobrás e Contra a Sua Privatização, durante a audiência pública marcada para quarta-feira (20) às 15h30, na Câmara dos Deputados.

Depois de reformular a Lei de Partilha da Petrobras a gosto do capital estrangeiro, os golpistas estão prestes a entregar 70% das reservas do Pré-Sal para as petroleiras multinacionais.

Nos últimos dias, parlamentares da “bancanda da Shell”, do PSDB, DEM, PP, PR, PDT, PSL, Pros, Podemos entre outros, pró-imperialistas aprovaram, em regime de urgência, a análise e a votação o Projeto de Lei 8939/17, que pode ser votado a qualquer momento. Sem qualquer debate com a sociedade brasileira e sem passar pelas comissões da Câmara, o projeto trata de um dos assuntos de maior importância para o futuro e para o desenvolvimento do país, que é a soberania nacional.

Para a criação da Frente, serão necessárias 198 assinaturas de deputados federais, os quais possivelmente provêm dos partidos ditos de esquerda, como PT, PCdoB e PSOL. De acordo com a FUP, essa será mais uma importante frente de resistência contra o desmonte das refinarias e fortalecerá a luta dos petroleiros para baixar os preços dos combustíveis e do gás de cozinha, já que será também um fórum para denunciar os interesses internacionais e as intenções privatistas que estão por trás da política de preços da Petrobras.