Pesquisadora da USP vem ao TV Mulheres falar sobre violência e saúde da mulher

Da redação – Na segunda-feira, dia 6 de agosto, o programa TV Mulheres terá como convidada a professora da USP Ana Flávia D’Oliveira que se dedica ao estudo, pesquisa e também, por que não dizer, ativismo contra violência e pelos serviços de saúde da mulher.

O índice de assassinatos de mulheres, a forma mais extremada dessa violência, cresce a cada dia. Sem contar os que aparecem nos noticiários, a violência é cotidiana e atinge desde a mulher trabalhadora, das camadas mais populares, até àquela que pensou ter garantido ascensão social e superado os problemas que envolvem o fato de ser mulher.

Nesse sentido, a violência é um tema recorrente para debate e denúncia tendo em vista em que está baseada na opressão da mulher em nossa sociedade. Não podemos fechar os olhos para essa condição, bem como devemos discutir amplamente, em todos os lugares e com todos os setores sociais, as causas e também medidas para proteção e, principalmente, libertação, emancipação das mulheres.

Ana Flávia D’Oliveira como médica professora e pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP), tem atuado no sentido de abordar esse grave problema social da violência contra a mulher dentro e fora da universidade; exemplos são iniciativas dentro da própria USP para torná-la um lugar mais seguro como uma forma a menos de evasão feminina da universidade.