Perseguição política: professora e processada por apresentar filme sobre a cultura negra

O golpe de estado tem por objetivo impor uma política de perseguição contra os professores. A denúncia dessa vez e de uma professora do município de Macaé. A docente Sabrina Luz, do Colégio municipal Elza Ibrahim foi denunciada pelos pais de um estudante da escola devido ao fato da professora ter exibido para os seus alunos o filme O Besouro. A obra trata da vida do capoeirista Ailton Carmo, na década de 1920. O filme faz referencia a historia da cultura negra, bem como aborda o tema das religiões africanas.

Baseado em fatos reais, o capoeirista baiano liderou uma revolta contra um coronel da sua região, apos o mesmo assassinar o seu mestre de capoeira.

A repressão ao filme e a professora demonstram a ofensiva da direita contra a educação e a liberdade de expressão. Trata-se do projeto Escola Sem Partido, o qual quer transformar as escolas em um local de imposição das ideias dos golpistas, de conteúdo reacionário e dominante. Como resposta a acusação, professores, alunos e pais organizaram uma atividade para debater a cultura negra, na qual ocorreu a exibição do filme O Besouro.

A prefeitura afirmou que não ira abrir processo contra a docente, no entanto, e necessario que a comunidade escolar se mantenha atenta a perseguição da direita. E preciso mobilizar professores, estudantes e a comunidade escolar contra o golpe e a tentativa de censurar a educação, transformando-a em um objeto de dominação da direita golpista.