PCO no ato do Lula no Circo Voador, no Rio de Janeiro

O Partido da Causa Operária compareceu ao ato em defesa do ex presidente Lula no Circo Voador, no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro. O evento aconteceu no dia 2 de abril.

A casa de show ficou pequena dada a gigantesca quantidade de pessoas que compareceram. Uma fila com centenas de metros saía da entrada do circo e dava uma volta na praça em frente aos arcos da Lapa. Para se ter uma ideia da multidão, os portões, que abriram às 18 horas, rapidamente tiveram que fechar com a lotação do Circo, que aconteceu por volta das 18 e 30. Os que chegaram depois desse horário, e foram muitas pessoas, tiveram que acompanhar os discursos de um telão que foi colocado do lado de fora.

O ato agrupou no Circo diversas setores da esquerda brasileira, incluindo PT, PSOL, PCdoB, e até mesmo o PDT e PSB. Primeiramente precisamos lembrar que nenhum desses partidos apoia eleitoralmente Lula, apresentando cada qual o seu próprio candidato a presidente.

No entanto, o problema não se resume só fato de não apoiarem Lula eleitoralmente. Muitos falaram na necessidade de enfrentar o fascismo com belíssimos e bem elaborados discursos, de um modo muito genérico, quase como se fôssemos capazes de enfrenta-lo postando memes no Facebook do conforto de nossas casas. Infelizmente não foi apresentada nenhuma proposta efetiva de combate real ao fascismo, como por exemplo a formação de comitês de autodefesa. 

Os militantes do PCO venderam dezenas de jornais e panfletaram e distrubuíram centenas de adesivos contra a prisão de Lula e a intervenção militar. Em seu breve discurso o militante Vitor Lara denunciou a nefasta influência do imperialismo em toda a articulação golpista e a necessidade de impedir a prisão do ex presidente Lula.

Veja o vídeo na página do PCO RJ no facebook:

https://www.facebook.com/pcoriodejaneiro/videos/1630633540346828/