PCO esteve presente em lançamento da candidatura de Lula em BH

Nesta quarta-feira (21), ocorreu em Belo Horizonte o lançamento da pré-candidatura de Lula à Presidência da República, ato marcado pela clara intenção de denúncia e resistência ao golpe, em um momento em que o povo está claramente se mobilizando para a defesa direta ao ex-presidente, inclusive dando mostras de que irá impedir concretamente a sua prisão.

Não por outro motivo, o Partido da Causa Operária, que é amplamente reconhecido como o partido que desde o primeiro momento luta contra o golpe, foi convidado pelo PT a participar do ato e a trazer a sua mensagem de mobilização e luta para toda a militância presente, ainda mais agora durante a intensa campanha que o PCO está movendo em todo o Brasil em proteção ao ex-presidente.

Em sua fala, o companheiro do partido Alexandre Flach, ressaltou que a luta contra o golpe passa pela anulação de sua origem, o impeachment fraudulento contra a Presidenta Dilma – “que pode e vai ser anulado” – e agora se intensifica na luta por impedir que a direita tente “passar a limpo” o golpe, através da eleição de um “candidato fantasma”.

“A nossa luta passa agora por um momento crucial: nós não vamos deixar prender Lula, de jeito nenhum! Estamos chamando a todos a ocupar São Bernardo! Porque se a polícia federal aparecer por lá vai ter que encarar cada um de nós face-a-face!”, disse o companheiro, recebendo intensa resposta de apoio de toda a militância presente.

Além do PCO, também houve a fala do PCdoB e do PSB neste ato que contou com a presença de mais de 2000 mil pessoas no Expominas, entre militantes, membros e lideranças do movimento sindical, dentre estes o presidente nacional da CUT, de movimentos sociais, como o MST, e de diversos comitês de luta contra o golpe, como o Comitê pela Anulação do Impeachment/MG, o Comitê de Mulheres de Belo Horizonte, Comitês em Defesa da Democracia e de Lula de Betim, Contagem e Belo Horizonte, sem esquecer da presença sempre alegre e marcante do bloco de carnaval “Ai que saudade do meu ex”, que trouxe ao Expominas a bateria e os foliões que levaram a denúncia do golpe também ao carnaval mineiro.

Após o ato, foi grande o número de pessoas que se dirigiam aos nossos militantes para demonstrar apoio ao partido, inclusive solicitando materiais da campanha movida contra a prisão de Lula. Foram centenas de cartazes distribuídos aos presentes, que agora seguem para os mais diversos locais e movimentos mineiros.

O pronto engajamento às palavras de ordem do PCO e a intensa busca pelos materiais de agitação do partido demonstraram não apenas a evidente popularidade da campanha contra a prisão do ex-presidente, mas principalmente que esta luta está na ordem do dia das massas populares, que, a cada momento demonstram mais claramente que não aceitarão de forma alguma qualquer ação arbitrária dos golpistas contra Lula.