PCO convoca mobilização para o dia 26, contra a prisão de Lula

 

O Partido da Causa Operária decidiu aderir à convocação do Partido dos Trabalhadores para organizar uma vigília cívica no dia 26 de março, por ocasião da iminente prisão do ex-presidente Lula, acusado e condenado sem uma prova material sequer. Torna-se patente, na situação atual, que as vias institucionais se esgotaram e que só um movimento popular de massa pode chegar a reverter o quadro político. Além da mídia, os golpistas se apoderaram do sistema judiciário, num grande “complô jurídico” contra o PT.

 

É muito importante se dar conta, além do mais, de que este não é um golpe apenas dirigido contra Lula ou o PT, mas contra a maioria da população pobre, que por larga maioria enxerga em Lula seu mais legítimo representante, como demonstram as pesquisas eleitorais. A prisão de Lula seria portanto uma grande derrota dos setores progressistas e populares, além de abrir caminho para novas perseguições e arbitrariedades contra todos os elementos da esquerda em geral. Como observa o editorial do PCO:

“O que estão fazendo com Lula é o que querem fazer com cada sindicato, associação de moradores e órgão estudantil, com cada trabalhador, é perseguir o povo. E quem está fazendo isso é a direita que deu o golpe, apoiada pela grande burguesia imperialista, pela Rede Globo e a imprensa falsificadora golpista, e a direita fascista que odeia o povo pobre.”

Faz-se mais que urgente, portanto, organizar comitês de luta contra o golpe, em vista de estancar o avanço da direita e retomar a direção país pelos brasileiros. Para tanto

“As organizações populares, partidos e sindicatos, devem soar o alarme, chamar o povo às ruas, organizar atos de massas por todo o País, pintar o Brasil de vermelho. Se chamados os trabalhadores responderão com um só grito: “Não vai prender!”.