PCO apoia Lula mas não participa da coligação eleitoral do PT

Após a convenção nacional do Partido dos Trabalhadores, realizada no último final de semana, que reiterou o companheiro Lula como candidato oficial do Partido à presidência da República, uma série de matérias tem sido divulgadas na imprensa golpista e mesmo na da esquerda, dando conta que o Partido da Causa Operária faria parte da coligação eleitoral que se conformou em torno do candidato.

Essa informação não condiz com a realidade dos fatos. O PCO, a partir de reunião ampliada do seu Comitê Central, ocorrida em maio último, reafirmada pelas suas conferências estaduais e a ser referendada pela sua Conferência Nacional, aprovou por unanimidade o “apoio incondicional à candidatura de Lula”, por entender que o ex-presidente é a expressão fundamental da polarização e radicalização políticas, que toma corpo no meio das amplas massas da população brasileira na luta contra o golpe, não sendo por outro motivo o seu encarceramento há mais de quatro meses na tentativa desesperada dos golpistas em impedir a sua candidatura.

Esse é o significado do apoio incondicional. O PCO está com Lula, com o povo para derrotar o golpe. Incondicional quer dizer que não vamos impor nenhum tipo exigência para apoiar o maior líder popular da história do país em um momento que todas as forças golpistas têm o único objetivo de de alijá-lo do processo justamente para aprofundar o golpe.

Incondicional significa, ainda, que nossa defesa de Lula não está condicionada à política ou ao programa da aliança conformada pelo PT, mas que defenderemos Lula independentemente do que venham a defender nas eleições, mas com o nosso programa e com os nossos métodos de luta, que se baseiam, no fundamental, na mobilização das amplas massas em sua luta contra o Estado capitalista.

Finalmente, o PCO apoiará o programa do PT em tudo aquilo que tiver convergência com o nosso, como por exemplo na defesa que Lula faz de revogação de todas as medidas dos golpistas, ou ainda em todas as ações do PT que visem mobilizar as massas para defender a luta contra o golpe e a candidatura de Lula.