Palmas: sem água na torneira por três dias

População da região sul de Palmas, periferia, sofre com desabastecimento de água há mais de três dias devido a corte de gastos decorrente dos governos golpistas. Sem o recurso para ingestão e higiênie, os moradores dos bairros desabastecidos (Jardim Aeroporto e Setor Janaína) contam com a solidariedade vizinha.

“Todos estão sem água na quadra. Nós estamos no período de chuva, os reservatórios estão cheios. Quando chegar a seca, então não vamos ter de jeito nenhum”, reclama o morador do bairro Setor Janaína, Elias Carvalho da Silva.

A empresa responsável pelo fornecimento, BRK Ambiental, informou que neste domingo (11) e segunda-feira (12) encontrou vazamentos na tubulação de grande porte, o que interrompeu o abastecimento na região sul. Disse que o abastecimento deve voltar ao normal na noite dessa segunda-feira.

Os setores atingidos, como sempre, de menor infra-estrutura e pessoal mais carente dos serviços públicos, foram: Taquaralto, Santa Fé, Setor Sul, Bela Vista, Morada do Sol, Sol Nascente, Santa Barbara, Jardim Aeroporto, Sônia Regina, Aureny I, II e  IV e Setor Irmã Dulce. Os “problemas nas tubulações” são “seletivos” ao povo mais pobre. A “foice dos gastos” corta sempre “por baixo”. E é o povo que sofre de sede.

Danilo, morador local, comenta indignado em matéria correlata na imprensa local: “Me tirem uma dúvida – sempre falta água e não vejo na fatura o desconto referente ao período em que a população fica sem água! Nada mais que justo, pois se deixo de cumprir com as obrigações a BRK me penaliza com juros, multa e suspensão do serviço.”