Palavra em Movimento: começa exposição de obras de Arnaldo Antunes em Recife

O espaço “Recife” da Caixa Cultural, na capital pernambucana, recebe a partir desta quinta-feira (16) a exposição do ex-titã e tribalista, Arnaldo Antunes, “Palavra em movimento”. A exposição terá entrada gratuita e ficará disponível para visitação até dia 14 de outubro, encerrando a circulação nacional das peças.

Segundo Arnaldo Antunes, a exposição é uma forma de divulgar um lado menos conhecido da sua produção artística. “É uma exposição bem abrangente, contém 35 anos da minha produção. Os trabalhos mais antigos são do início da década de 1980, que são as colagens que formam uma série chamada ‘Oráculo’, que eu nunca havia exibido”, explica.

“Nos meus livros, já existe um pouco dessa linguagem visual na coisa gráfica, já existe um pouco até de sugestão de movimento na palavra escrita, mas através dos recursos gráficos”, afirma o artista, que no dia 10 de agosto fez show em Olinda com Marisa Monte e Carlinhos Brown, seus parceiros nos Tribalistas.

“Este é um trabalho que tem uma circulação menor que a música popular, que tem um alcance muito mais vasto, mas que dialoga também com a minha produção poética e musical por conta de tudo isso envolver um território em comum, que é a palavra, então o diálogo entre essas áreas acaba acontecendo de uma maneira muito fluída”, explica.

Multi-artista, ele combinou técnicas linguísticas, artes visuais, música, poesia e caligrafia. Ele é fortemente influenciado pelo movimento concretista, escola brasileira pioneira na poesia visual. Além disso, pode-se notar influência da “linguagem pop”, de Marcel Duchamp. A vasta obra remonta diversas fases criativas de Antunes. Um exemplo são as poesias concretas compostas pela edição de fotos de placas de trânsito tiradas pelo artista em uma de suas viagens pelo mundo. É um acervo imperdível e acessível para o público geral.

O espaço funciona de terça a sábado, das 10h às 20h; domingos, das 10h às 17h. Seu endereço completo é: Caixa Cultural – Avenida Alfredo Lisboa, 505, Praça do Marco Zero, Bairro do Recife. Para mais informações, ligue para o telefone (81) 3425-1900