Nova lei trabalhista: operário terceirizado morre em acidente de trabalho no Paraná

A Superintendência Regional do Trabalho do Estado do Paraná (SRTE-PR) fará a partir desta segunda-feira (12) uma grande operação para apurar as condições de segurança do trabalho no Porto de Paranaguá (PR).

Uma equipe formada por sete auditores fiscalizará a questão da segurança para o trabalhador do porto, que é um dos maiores do País.

O SRTE recebeu nos últimos meses diversas denúncias sobre o local.

Em fevereiro, um acidente de trabalho tirou a vida de um homem de 47 anos.

Segundo a direção dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), o acidente fatal aconteceu na área carga e descarga de fertilizantes, onde o trabalhador acabou sendo soterrado.

A vítima fazia a limpeza do equipamento, quando por imprudência o operador do guindaste acabou por liberar a carga de fertilizantes sobre o mesmo, que morreu no local.

O que mais chama a atenção neste caso é o fato de o trabalhador ser de uma empresa terceirizada. Trabalhadores terceirizados são notoriamente as maiores vítimas de acidente de trabalho, devido principalmente às precarizadas condições de trabalho e a rotineira despreocupação com equipamentos de proteção individual e a segurança em geral.