O que é a universidade de férias do PCO?

A universidade de Férias do Partido da Causa Operária é uma atividade que une a formação política, o lazer e a confraternização, promovida pelo PCO e por sua juventude, a Aliança da Juventude Revolucionária (AJR) e que tem como centro um curso de férias que oferece em pouco tempo um conhecimento abrangente de teoria marxista e história do movimento operário.  Você aprenderá em duas semanas o que não aprenderia em quatro anos de faculdade. E tudo em uma linguagem simples, direta, acessível a todos.

A atividade é realizada em conjunto com o Acampamento de Férias da AJR e há 20 anos promove a experiência de convivência socialista e do trabalho coletivo, reunindo pessoas de vários locais do país, trocando experiências, discutindo política e o socialismo, com o propósito de lutar por uma nova sociedade. Além de estudar e aprender, a Universidade e o Acampamento promovem muitas atividades de lazer para os participantes, com esportes e jogos, exibição de filmes, oficinas, passeios e festas.

Já foram realizadas 40 edições do evento, por onde já passaram mais de três mil pessoas. Nesta 41ª edição estudaremos um tema da maior importância, que tem sido muito debatido, mas muito pouco compreendido: a crise do capitalismo enquanto sistema econômico. O curso vai analisar as diversas crises, como a de 1929, a de 1974 (chamada crise do petróleo) e a de 2008, mostrando como estas se ligam, quais são as suas causas, origens e desfechos. Vai explicar também porque, diferentemente do que diz a burguesia e até uma parte da esquerda, a crise do capitalismo não é uma crise episódica ou periódica, que daria lugar a uma recuperação do capitalismo.

As aulas serão ministradas pelo companheiro Rui Costa Pimenta, presidente do PCO, que tem 40 anos de militância e ampla formação política, histórica, cultural e marxista, ele participou ativamente das lutas operárias da década de 1980 e orientou o partido nos principais momentos políticos da última década, com uma política que tem se mostrado cada vez mais acertada na luta contra o golpe e a direita.

A Universidade de Férias vai acontecer entre os dias 26 de janeiro a 8 de fevereiro, em Ibiúna-SP. Entre em contato: e-mail: pco.sorg@gmail.com Telefone e whatsapp: TIM: (11) 98589-753 Vivo: (11) 96388-6198 Claro: (11) 97077-2322 Oi: (11) 93143-4534 Skype: Partido da Causa Operária Facebook: @diarioco @JornalCausaOperaria@pco29.