O candidato interditado pela direita golpista: PT pede um púlpito vazio para Lula no debate da Band

Lula é o candidato que não poderia ser candidato. Não fosse os impasses em que a burguesia se encontrou ao tentar aniquilar politicamente o ex-presidente, Lula já estaria definitivamente impedido de ser candidato. Em meio à forte tendência à mobilização dos trabalhadores em reação ao impedimento da participação de Lula nas eleições, a burguesia encontrou, por ora, um meio termo para a candidatura petista: Lula é meio-candidato.

Lula não teve ainda seu direito de ser candidato negado. A Convenção do Partido dos Trabalhadores aprovou sua candidatura, que está resguardada pela Constituição. No entanto, mesmo tendo sido escolhido como candidato pelo seu partido – que, em uma democracia, deveria ser a palavra final para a escolha de quem deve ou não ser candidato -, Lula não poderá participar do primeiro debate presidencial na televisão aberta.

Em reação à decisão arbitrária do TRF-4, que proibiu a participação de Lula no debate da Band, o PT solicitou que a rede de televisão reservasse um púlpito vazio, de modo a denunciar a fraude que são as eleições sem Lula.

Junto à denúncia da fraude, é necessária uma mobilização gigantesca dos trabalhadores no próximo dia 15, em Brasília, para garantir que o registro da candidatura de Lula seja aceito. Apenas através da mobilização será possível derrotar os golpistas e garantir eleições minimamente democráticas. Eleição sem Lula é fraude! Liberdade para Lula! Lula ou nada!