Nasce Muhammad Ali, um dos maiores pugilistas que o mundo viu

Pugilista norte-americano, nascido em 17/1/1942, primeiro boxeador a conquistar três vezes o título mundial dos pesos pesados. Cassius Marcellus Clay – adota o nome de Muhammad Ali ao se converter ao islamismo – nasce em Louisville, Kentucky.

Começa a carreira aos 12 anos e vence a União Atlética Amadora na categoria meio-pesado em 1960. Torna-se profissional e chega ao título mundial dos pesados em 1964. No mesmo ano, converte-se ao islamismo e muda de nome. Em 1967 derrota Ernie Terrel, campeão da Associação Mundial de Boxe.

No  ano de 1967. No auge da Guerra Fria, um pequeno país asiático passava a ser o centro das atenções, o Vietnã. Para os americanos, servir ao US Army é uma questão de honra e patriotismo. Não para Muhamaad Ali, que se preocupava com os direitos humanos, em um mundo que pregava o amor livre, o feminismo e o fim da segregação racial.

Ali foi convocado para a guerra e foi a primeira figura notória dos EUA a se posicionar contra o conflito, dizendo:

“Eu sei onde quero chegar e sei a verdade. Não tenho que ser o que querem que eu seja, sou livre para ser o que eu quero”, falou em seu discurso de renuncia . Mas, essa rebeldia lhe custou a perda do título mundial de 1964 e mais cinco anos de punição sem poder lutar.

Em 1971, autorizado a voltar aos ringues, enfrenta o campeão Joe Frazier, mas perde por pontos. Vence um novo combate contra Frazier, três anos depois, e conquista o direito de enfrentar o então campeão George Foreman. No dia 30 de outubro de 1974 nocauteia Foreman no oitavo assalto e torna-se outra vez campeão.

Perde o título pela segunda vez, para Leon Spinks, em fevereiro de 1978 e o recupera sete meses depois, estabelecendo seu recorde. Em 1979 anuncia o afastamento do boxe.