Não podemos deixar que aconteça com Lula o que aconteceu com Dirceu: é preciso reagir

Depois do julgamento realizado pelo Tribunal Regional Federal 4 (TRF-4) que, unanimemente considerou Lula culpado, a direita deu inicio à uma campanha ainda mais intensa a favor da prisão do ex-presidente Lula. Os mesmos juízes que consideraram Lula culpado no caso em que o ex-presidente é acusado de receber favores da OAS através de reformas em um triplex, agora marcaram a data para julgar os embargos apresentados pela defesa. Na verdade, os juízes adiantaram a data em dois dias passando do dia 28 para o dia 26 de março, deixando claro a pressa que os golpistas têm para retirar Lula do cenário político.

Lula vem sofrendo uma brutal perseguição por parte da burguesia e do imperialismo, que utilizam o monopólio da imprensa, o sistema judiciário e vários outros mecanismos para atacar o ex-presidente e tentar colocá-lo na prisão o mais breve possível. Nesse sentindo, é cada vez mais necessário que as organizações de esquerda e os movimentos populares de maneira geral tomem as ruas numa ampla campanha contra a prisão do ex-presidente que seja capaz de derrotar a ofensiva golpista e impedir o aprofundamento do golpe. A prisão de Lula significaria uma imensa derrota para a população brasileira e abriria espaço para uma perseguição política generalizada que colocaria em risco todas as organizações que resistem e lutam contra o golpe.

A exemplo do que aconteceu com outros dirigentes do Partido dos Trabalhadores, como José Dirceu, caso Lula seja realmente preso como tudo até agora tem indicado, o ex-presidente ficaria preso em péssimas condições , além de ficar totalmente refém dos agentes da repressão do Estado que representam os interesses da burguesia. Diferente do que foi feito no caso José Dirceu e outros condenados do PT, é preciso uma ampla campanha de denúncia contra a perseguição política. É preciso ir às ruas, levar adiante uma campanha dura contra os golpista e contra prisão de Lula, pois nesse momento ele representa um forte elemento de polarização no cenário político nacional capaz de mobilizar amplamente a população contra a ofensiva golpista.

Para tanto, é necessário que as organizações de esquerda, os militantes e todos aqueles que querem lutar contra o golpe se engajem imediatamente na campanha contra prisão de Lula para que seja possível organizar uma resistência eficaz contra mais esse aprofundamento do golpe.