Na torcida por Neymar e pela seleção brasileira

O principal jogador brasileiro Neymar Jr., ou simplesmente Neymar, teve uma fratura no quinto metatarso durante a vitória do PSG por 3 a 0 sobre o Olympique de Marselha, no último domingo.

Neymar foi operado neste sábado e segundo os especialistas a cirurgia foi um sucesso. O responsável pela operação do craque brasileiro foi Rodrigo Lasmar, médico da Seleção Brasileira, que também teve o apoio do francês Gérard Saillant, que operou outros expoentes do esporte como Ronaldo Fenômeno e Michael Schumacher.

De acordo com o médico da seleção brasileira Neymar será reavaliado, em seis semanas. Mas os prazos iniciais não são nada bons, tendo em vista, a aproximação da Copa do Mundo de Futebol na Rússia, o novo prazo para que o atleta volte aos gramados em virtude da fratura no quinto metatarso do pé direito é até três meses.

No entanto, chama a atenção, mais uma vez, a crítica de setores da esquerda ao futebol de maneira geral e agora mais especificamente, à contusão de Neymar.

Nas redes sociais, vários esquerdistas criticam o “povo” por dar uma excessiva atenção ao “dedinho” de Neymar, como se o povo brasileiro não estivesse atento para outras questões. Procuram mostrar que a população sofre de um atraso cultural e político, ocultando que quem faz estardalhaço com a situação é a Globo e a imprensa golpista, usando como sempre a situação a seu favor e não o povo. É um vício da esquerda pequeno – burguesa dizer que o povo está sempre dominado quando valoriza suas tradições culturais (futebol, carnaval, samba, etc.).

Na própria Copa de 2014 não foi o povo que ficou contra a Copa, mas sim setores de classe média, direitista e pequeno-burgueses e até de esquerda que junto com a direita golpista fizeram campanha contra a seleção brasileira, pois o êxito da seleção brasileira na Copa do mundo do Brasil, seria um tiro que faria grandes estragos nos planos golpistas, pois seria a seleção brasileira de futebol campeã do Mundo, durante um governo do PT.

Outro exemplo foi o carnaval, festa do povo, alvo de enormes ataques direitistas e seus governos. Durante os dias de folia – enquanto muitos esquerdistas atacavam a festa popular – milhares de explorados fizeram na Sapucaí, nas ruas de Sã Paulo, Salvador etc. os maiores e mais festivos protestos contra os golpistas.

Essa crítica anti-povo, vem de longe, em 2002, durante apuração de eleição sindical do maior sindicato da América do Sul, a Apeoesp, que ocorria (sendo paralisada para que os envolvidos pudessem assistir ao jogo) simultaneamente ao jogo Brasil x China, militantes do PSTU – por exemplo – em coro, para mostrar todo o seu esquerdismo, torciam em alto e bom som para a China; não falataram caso de esquerdistas que comemoram – junto com a direita – a derrota de 7×1 para a Alemanha, parte de toda uma campanha golpista contra a Copa e o time brasileiro.

O grande craque(negro) Neymar expressa a tradição do futebol arte brasileiro, desde as épocas em que os negros eram impedidos de jogar futebol nos grandes clubes do País e quando permitidos tinham que escapar da violência do branco, criando para isso infindáveis malabarismos corporais para escapar das pancadas “permitidas” pela arbitragem, dos brancos nos negros.

Expressa a tradição de que os maiores craques da história do país são negros, Arthur Friedreich, Leônidas, Didi, Pelé, Romário, Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho, além de uma infinidade de outros.

E os números de Neymar mostram que ele é filho legítimo desta estirpe. De acordo com dados da CBF, que incluem gols marcados contra times, combinados e seleções, os cinco maiores artilheiros do Brasil são Pelé (95 gols com média de 0,84 gols por jogo ), Ronaldo (67 gols/média de 0,64 por jogo), Zico (66 gols com média de 0,75 gols por jogo), Romário (56 gols com média de 0,75 gols por jogo) e Neymar (53 gols/média de 0,64 por jogo).

Já com 18 anos Neymar fez seu primeiro gol pela seleção. Zico e Romário só fizeram o primeiro depois dos 21. Hoje, aos 25 anos, Neymar já marcou mais que todos os concorrentes na mesma idade. Com a única exceção de Pelé.

Os números a seguir, confirmam porque o povo brasileiro torce pela recuperação de seu maior craque na atualidade. No Santos, Neymar marcou 136 gols em 225 partidas, média de 0.60 por jogo, no Barcelona fez 186 gols em 186 jogos, média de 0.56, na seleção brasileira estufou as redes 53 vezes em 83 jogos média de 0.64 por partida e agora, no Paris Saint Germain, mostrando porque a Europa teme Neymar e o Brasil, fez 28 gols em 30 partidas, com a espetacular média de 0.93 gols por jogo.

Segundo o site WhoScored?, especializado na avaliação das estatísticas do futebol, que se utiliza de algoritmos para atribuir notas aos jogadores, em todos os aspectos, fundamentos, forma física, tática, Neymar, é disparado o melhor meia-atacante pela esquerda da temporada, como também o atleta com a maior nota dentre todos os avaliados. O astro brasileiro do PSG, lidera os rankings de dribles (média de 7,6 por partida) e faltas recebidas (4,9) e tem a nota de 8,87, contra 8,82 do argentino Lionel Messi, seu ex-companheiro no Barcelona e segundo melhor jogador de 2017/18 na avaliação dos algoritmos.

A presença do craque em sua atual equipe já bateu recordes incríveis, a contratação de Neymar e a mudança de patamar do Paris Saint-Germain fizeram a produtividade do ataque do líder do Campeonato Francês crescer mais de 53%. Em 2017/18, o time de parisiense já disputou 27 partidas e marcou 89 vezes. A média de 3,3 gols por jogo é disparada a maior entre todos os clubes que disputam uma das cinco principais ligas nacionais da Europa (Inglaterra,Espanha, Alemanha, Itália e França). Já na temporada anterior, quando ainda não tinha Neymar , o PSG fez 31 gols a menos. Foram 58gols nas primeiras 27 apresentações do clube em 2016/17.

Por tudo isso, nós do Partido da Causa Operária, torcemos pela plena recuperação de Neymar e pela seleção de futebol brasileira que expressa a alegria, a esperança e a garra do povo brasileiro em superar suas mazelas, contra todos aqueles golpistas que torcem contra nossa seleção e contra nosso povo.