Na Argentina, maioria é a favor da legalização aborto

Em pesquisa realizada pela Anistia Internacional Argentina e pelo Centro de Estudos de Estado e Sociedade, ficou demonstrado que mais da metade do povo argentino é a favor da legalização do aborto no país. Mais especificamente, são cerca de 59% da população que se coloca contra a criminalização do aborto. Esse é um momento onde o país passa por uma grande discussão sobre o assunto, visto que o Congresso decidiu colocar o mesmo em pauta, com o projeto de lei que visa legalizar a interrupção da gravidez nas primeiras semanas.

Com o projeto em pauta, evidentemente a população tem se posicionado, o que denotou que grande parte dela considera importante a discussão no Congresso, representando 70%. Ou seja, a população é contra fazer das mulheres criminosas por abortarem. Os números constatados pela pesquisa demonstram isso claramente quando a maioria da população se coloca a favor da legalização. Para se conseguir essas estatísticas, foram feitas 1.561 entrevistas, entre os dias 3 e 5 de março, todas por telefone.

Além disso, 48% das pessoas que foram entrevistadas revelaram que conhecem alguém que já realizou aborto, logo a maioria dessas pessoas são a favor de sua legalização sabendo que essas mulheres realizaram o aborto enfrentando diversas dificuldades pelo fato de não estarem amparadas pelo Estado, diante de circunstâncias que não atendem as condições que hoje estão colocadas para realizar o aborto no país, elas que somente permitem sua prática quando a gravidez oferece risco para a vida da mulher ou em casos de estupro.

Todos esses dados demonstram a realidade, a população argentina é contra que o aborto seja considerado um crime, e não teria razões para não ser.