Mulheres e prisão: o encarceramento feminino no Brasil

Foi ao ar no último domingo mais uma edição do programa TV Mulheres com a apresentação da companheira Perci Marrara. E desta vez,  o tema abordado foi o encarceramento feminino e o aprofundamento da opressão contra as mulheres em tempos em que o Brasil atravessa mais um golpe de estado.

Com a convidada Alessandra Teixeira professora, e pesquisadora, que publicou a sua tese de doutorado e um livro sobre o encarceramento feminino no Brasil, Perci Marrara debateu a questão sob um ponto de vista marxista e revolucionário, em que a opressão e perseguição a minorias fortalece uma sociedade de classes e perpetuar o poder dos donos do capital.

Foi debatido também o quanto nocivo e perverso é sistema prisional, até mais do que para os homens, visto que, as mulheres que são presas, é por causa do tráfico de drogas fazendo pequenos serviços ou pelo pedido, ou por causa de ameaça e coação dos companheiros.

O encarceramento jamais foi solução e sim uma arma da burguesia, que por meio do estado usou o poder para oprimir e intimidar a população pobre e das periferias. Exemplo disso, é que quase a metade das detentas no sistema prisional brasileiro ainda não foram a julgamento.

O programa TV Mulheres vai ao ar todos os domingos ás 19:00 pelo Canal da Causa Operária TV a COTV no Youtube. Se inscreva em nosso canal e seja um dos já mais de 14 mil inscritos que estão fortalecendo a luta por uma TV que fique 24 horas no ar e faça frente ao monopólio da imprensa capitalista, imperialista, e golpista do Brasil. Contribua também com a nossa Vaquinha on line com o quanto puder e o quiser.