Helena Solberg: mostra em São Paulo sobre diretora do Cinema Novo

Na próxima semana, a partir do dia 7 (quarta-feira), será apresentada mostra das obras da grande cineasta Helena Solberg, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). A diretora carioca, teve sua estreia na década de 1960, sendo um dos principais nomes para o Cinema Novo. A mostra contará com 24 exibições, além de contar com debates após exibição da filmografia de Helena.

Um dos objetivos com a retrospectiva das obras da diretora, o curador diz que o intuito seria o de resgatar o trabalho feito por ela, sabendo que seu trabalho teve grande importância para o cinema brasileiro e que é a única mulher dentro do Cinema Novo, porém pouco reconhecida.

Um dos destaques da exibição será o documentário intitulado “Carmen Miranda: Bananas Is My Business”, será exibido na primeira noite. Na produção, Helena busca mostrar não só explanar um histórico sobre Carmem Miranda, mas faz um apanhado dessa história de maneira política e do ponto de vista da questão da mulher.

Mas para além disso, Helena Solberg, tem um papel importante na retratação de documentários acerca dos regimes ditatoriais no Chile, que vivia a ditadura de Augusto Pinochet e no Nicarágua que era governado por Anastasio Somoza, onde denunciava a violência exacerbada durante esse período. Um destaque disso está no filme “Das Cinzas – Nicarágua Hoje”, de 1982, o que também colocava em foco a luta do movimento sandinista.

A mostra permanecerá até o dia 19 de março em exibição no CCBB, Rua Álvares Penteado, 112 – São Paulo, com entrada franca.