Ministro da Educação não sabe o que é um “campus”

Em postagem no seu facebook, o ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM-PE), trocou campus por  campos e afirmou que “o novo campos do IF em Maragogi tem curso de administração, ciências biológicas, letras, hotelaria, técnico em agropecuária e em hospedagem”

Trata-se do mesmo ministro que hoje tenta censurar a disciplina sobre o golpe de Estado de 2016, não sabe o que é um “campus” universitário. Essa é a clara representação da ignorância dos golpistas, os mesmos que ocupam cargos numa área na qual não conhecem nada sobre e que a cada dia tentam destruir. Não é atoa o desgosto do ministro Mendonça Filho pela criação da disciplina na Universidade de Brasília (UnB), é evidente que temem sua popularidade sabendo que os próprios (golpistas) são extremamente impopulares.

O fato demonstra a total desconexão dos golpistas com qualquer tipo de cultura ou o que dirá com as universidades públicas, essa é a característica mais evidente no ministro, que não sabe o que compõe uma universidade e agora quer intervir na liberdade de cátedra dos professores. Assim que soube que a disciplina ” O golpe de 2016 e o futuro da democracia no Brasil” seria dada no curso de ciências políticas da UnB, se pôs prontamente a acionar seu aparato de censura.

Trata-se não só uma clara demonstração de sua ignorância, mas também um ataque direto a autonomia da universidade, nada deve intervir no que diz respeito a liberdade dos docentes poderem escolher as disciplinas que querem ministrar dentro do curso que atuam. Logo, levar em consideração o que Mendonça Filho sabe sobre as universidades federais e o ensino público no país, é a mesma coisa que dar credibilidade aos setores que dizem que não houve golpe e que o país vai muito bem.

Fato é, que em resposta à perseguição do ministro ao professor Luís Felipe Miguel – responsável pela criação da disciplina-  diversas universidades federais estão aderindo a disciplina sobre o golpe em seus respetivos cursos. Esse é um sinal claro demonstrativo no que se refere a luta travada contra o golpe, o momento que está colocado se inclina para uma luta intensa contra o golpe e todos os seus desdobramentos, como a perseguição ao ex-presidente Lula e a Intervenção Militar no Rio de Janeiro.