Máfia dos pedágios aumenta em 70% as tarifas

Da redação – Mais um reflexo do golpe, as concessionárias de rodovias federais aumentaram as tarifas de pedágio em até 70% acima da inflação mesmo com obras atrasadas e sem cumprir obrigações do contrato – como a duplicação de estradas. A acusação veio do Tribunal de Contas da União (TCU), após um levantamento minucioso das obras realizadas e contrastou essas informações com os reajustes autorizados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

A agência que regula as concessões nesse setor não foi acusada pelo TCU de haver elevado de forma irregular os aumentos, mas sim de adotar uma posição conivente com os reajustes dos pedágios, onde há uma máfia – de políticos e empresários – que forçam os preços favorecendo ainda as grandes concessionárias capitalistas.

Ainda segundo o TCU, todas as concessões realizadas na década de 90 pelo presidente tucano Fernando Henrique Cardoso, tiveram crescimento de tarifa acima da inflação acumulada do período em que cada concessão começou até o fim do ano passado. Havendo casos em que o aumento do pedágio superou a inflação em mais de 70%, as concessionárias deixaram de executar entre 70% e 100% das obras previstas entre 2009 e 2014.