Libertadores – Palmeiras administra vantagem obtida no primeiro jogo e avança às quartas de final

O Palmeiras é o terceiro e último time brasileiro classificado às quartas de final da Taça Libertadores. Mesmo perdendo a partida pelo placar de 1 x 0 para os paraguaios do Cerro Porteño, o time da capital paulistana garantiu a ida para a próxima fase. Na verdade, o Palmeiras praticamente garantiu a passagem para a outra fase na primeira partida, realizada na casa do adversário, quando derrotou os paraguaios pelo placar de 2 x 0.

Esta boa vantagem obtida na casa do adversário daria aos comandados do técnico Felipão, nesta segunda partida, uma certa tranquilidade para administrar a partida. No entanto, com a bola rolando, logo nos primeiros minutos, o volante Felipe Melo quase colocou tudo a perder. Depois de uma entrada violenta em um jogador adversário, num lance sem nenhum perigo, distante da área, o árbitro expulsou o jogador palmeirense A partida ainda nem havia chegado aos dez minutos da etapa inicial e o time da casa já estava em desvantagem numérica em relação ao adversário.

Se aproveitando desta situação o Cerro Porteño partiu para cima e pressionou o Palmeiras por um determinado tempo, sem no entanto, aproveitar de forma eficaz as poucas oportunidades que criou. Numa das subidas ao ataque, os paraguaios encontraram o caminho do gol, num lance fortuito, onde uma bola chutada da linha de fundo foi encontrar as redes, quase como um “gol olímpico”, assinalado por Santiago Duarte, aos 12 minutos do segundo tempo. Mas foi só, daí para frente, mesmo inferiorizado numericamente, o Palmeiras controlou as ações, neutralizando as esporádicas investidas do adversário.

Com a classificação, o “Verdão” junta-se ao Cruzeiro e ao Grêmio como representantes brasileiros na disputada e difícil competição continental. A Conmebol já definiu a data dos primeiros confrontos pelas quartas de final. Confira abaixo os jogos:    

18/09 – Atlético Tucumán x Grêmio – 21h45
19/09 – Boca Juniors x Cruzeiro – 21h45
19/09 – River Plate x Independiente – 19h30
20/09 – Colo-Colo x Palmeiras – 21h45