Lei da Ficha Limpa é uma ilegalidade e deve ser revogada

Após ser aprovada com grande histeria em 2010, a Lei da Ficha Limpa prometia limpar o cenário político brasileiro da corrupção. Como podemos constatar 8 anos depois, essa promessa ficou, no mínimo, muito longe de se tornar realidade.

Na verdade, a única utilidade dessa lei até hoje foi dar na mão de um colegiado de juízes reacionários e sem qualquer controle popular o poder de decidir quem deve ou não concorrer nas eleições. Ou seja, uma medida completamente antidemocrática e ilegal, já que nossa Constituição é bem clara quando diz que “todo poder emana do povo”, e não “todo poder emana da cabeça dos juízes”.

Somente o povo brasileiro deveria ter o poder de decidir quem seriam ou não os melhores candidatos, ainda mais no contexto atual de golpe, onde ficou escancarado o quanto o direito do cidadão simplesmente não existe por aqui.

O que existem são jogos de poder, onde magistrados atuam como bem entendem para favorecer esta mesma política imposta pelo governo do “honestíssimo” Michel Temer e de toda corja de corruptos e lacaios do imperialismo que domina o Executivo, o Legislativo e o Judiciário, de ataque brutal aos trabalhadores.

Por tudo isso é preciso deixar o mais claro possível, mesmo com toda histeria direitista e a campanha da mídia capitalista em prol do “combate à corrupção”, que a Lei da Ficha Limpa deve ser revogada. Senão veremos, ainda nesse ano, muito em breve, o poder de fogo desta ilegalidade ao cassar candidatos populares e de esquerda por todo país, ação que irá jogar toda a população nas mãos de governos aprovados pelos golpistas.