Justiça fascista autoriza violência contra vigília Lula Livre

Da redação – A organização da Vigília Lula Livre divulgou uma nota nesta quarta-feira (20) respondendo à ameaça de mais um juiz fascista que ameaça a mobilização legítima dos trabalhadores. O mandado assinado pelo juiz Jailton Juan Carlos Tontini, da 3ª Vara da Fazenda Pública, autorizou o uso da força policial para remover barracas e estruturas da vigília e acabar com a luta do povo contra a operação golpista Lava-Jato.

Desde a primeira ameaça da justiça as barracas saíram das ruas

O acampamento foi articulado como forma de mobilização constante em Curitiba (PR), para demonstrar aos golpistas que os trabalhadores estão com o petista e envolvendo militantes do PT, centrais sindicais e movimentos sociais. Promovendo atividades de todas as formas, palestras, debates, shows, oficinas, panfletagem, os militantes ocupam a cidade da Lava-Jato de forma pacífica, porém, a polícia fascista e seus “cachorros loucos” já atacaram-nos diversas vezes.

Manifestantes não são agressivos, mesmo assim a justiça ataca, demonstrando que é preciso reagir à hostilidade dos golpistas

Agora, o mandato determina que um oficial de Justiça verifique se a manutenção das estruturas cumpre a ordem anterior da Justiça, que impos limites geográficos para a mobilização, colocando regras de horários com relação às atividades diárias, e agora, caso as regras não estiverem sendo cumpridas, o oficial mandará remover com o auxílio da força policial.

 

Confira a nota na íntegra:

Sobre o mandado do dia 18 de junho, assinado pelo juiz Jailton Juan Carlos Tontini, que pede a remoção das quatro tendas da Vigília Lula Livre a partir de uso de força policial, as organizações que integram a Vigília Lula Livre afirmam que:

– Nesta semana fizemos um esforço para adequar a estrutura da vigília, de maneira a atender as autoridades, mas mantendo nosso direito de denunciar a prisão política do ex-presidente Lula.

– Com isso, reorganizamos o espaço, que permanece agora com apenas duas tendas no local. Exigimos das autoridades a manutenção da Vigília e o direito a permanecer com essa estrutura mínima para atender nosso principal contato com a sociedade, que é a solidariedade e recepção diária de doações.

– Afirmamos que seguiremos, dentro dos acordos feitos com a Secretaria de Segurança Pública e no horário combinado, entre 9h e 19h30, fazendo as atividades na Vigília, no espaço que batizamos de Olga Benário, respeitando os limites do interdito, de onde fazemos o bom dia presidente Lula, boa tarde e boa noite, além de atividades de debates e programação cultural, para as quais a sociedade está sempre convidada.

– Sempre pedimos desculpas à vizinhança pelos possíveis incômodos. Recebemos apoios de vários moradores e respeitamos aqueles que não apoiam nosso movimento. Diante deste que é o principal fato político nacional, seguiremos em vigília, sempre buscando o diálogo e um termo para a melhor relação com a comunidade.

– O judiciário, por sua vez, não pode ser conivente em alguns casos de espaços políticos que já aconteceram na cidade durante meses e, ao mesmo tempo, ser autoritário com a Vigília Lula Livre, que está constantemente aberta ao melhor formato para não prejudicar a comunidade.

– A importância da Vigília é tal que por aqui já passaram nomes de respeito da política nacional e internacional como o prêmio Nobel Adolfo Pérez Esquivel, o ator Danny Glover, a atriz Lucélia Santos, o frei Leonardo Boff, entre tantos outros, e teremos na quinta (21) a presença do ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica.

– Alcançamos quase 80 dias de Vigília buscando o diálogo com a sociedade, com o judiciário e com o poder público, mas sempre mostrando que a cada tentativa de agressão, supressão de direitos de Lula e dos movimentos populares, é a democracia em nosso país que está sendo atacada.

– Nossa resistência segue firme!

Vigília Lula Livre

Curitiba, 20 de junho de 2018.