Islândia adere à campanha imperialista de boicote à Rússia

A campanha imperialista de boicote a Copa do Mundo na Rússia continua. Desta vez o governo islandês, verdadeiro capacho do Reino Unido, comunicou que não irá enviar autoridades para representar o país no mundial.

A medida foi anunciada nesta segunda-feira (25), logo depois de vários países, inclusive os Estados Unidos, comunicarem a expulsão de diversos diplomatas russos por conta do suposto ataque a um ex-espião russo (Serguei Skripal) e sua filha em território britânico, no último dia 4.

Antes, a Inglaterra já havia expulsado 23 diplomatas russos da ilha e acusado o presidente Vladimir Putin de estar por trás do ataque. Putin exigiu a apresentação de provas e prometeu retaliação se não ficasse provado seu envolvimento no caso.

Veja a seguir a íntegra do comunicado do governo islandês:

O governo da Islândia decidiu participar de uma ação conjunta dos países ocidentais devido ao ataque com armas químicas na cidade inglesa de Salisbury, no começo do mês. O ataque é uma violação grave do direito internacional e uma ameaça à segurança e à paz na Europa. Armas químicas não foram aplicadas no continente desde o final da Segunda Guerra Mundial. A reação do governo russo ao ataque até agora não foi convincente e suas declarações inacreditáveis.

Os nossos compatriotas dos países nórdicos, muitos países parceiros da Aliança Atlântica e os principais estados membros da UE decidiram agir contra o governo russo. Na maioria dos casos, esses estados se referem a representantes russos no país. O envolvimento da Islândia é que todas as reuniões bilaterais com autoridades russas e de alto escalão serão adiadas indefinidamente. Com essa decisão, os líderes islandeses não comparecerão à Copa do Mundo na Rússia no próximo verão (na Europa)”.