Incêndio no museu nacional do Rio é desastre nacional e um atentado contra o país

O incêndio no museu nacional do rio de janeiro já era uma tragédia anunciada. Assim como as universidades públicas do estado (UERJ), o museu nacional do Rio estava totalmente sucateado, sem as condições para se manter, faltando infraestrutura e os cuidados para mantê-lo. Os 20 milhões de itens queimados pelo incêndio são a expressão da gigantesca crise que vive o estado Rio de Janeiro.

O museu nacional do Rio continha inúmeros itens que explicavam a história natural, ossos de dinossauros, peças arqueológicas e assim por diante. A política de destruição dos golpistas ataca mais uma vez o patrimônio nacional, quando eles não vendem, tacam fogo. É a demonstração mais uma vez de que a política do golpe veio com tudo contra o povo brasileiro.

Para acabar com esta política de descaso, é preciso lutar contra a política neoliberal da burguesia, que será aprofundada caso um representante dos capitalistas ganhe as eleições. Por isso, a luta em torno da liberdade do Lula é tão importante. Sem mobilização contra este tipo de descaso com a cultura nacional, mais tragédias continuarão a acontecer.