Huck compra jatinho com R$ 17,7 milhões do BNDES

O empresário, apresentador e pré-candidato preferido do ex-presidente FHC, Luciano Huck, recebeu empréstimo do BNDES para compra de jatinho. Documentos comprovam que a compra do Phenom 505, prefixo PP-HUC,  foi realizada por financiamento subsidiado pelo banco de fomento econômico.

A operação se deu através da empresa Brisair Serviços Técnicos Aeronáuticos LTDA, empresa cujos sócios são Luciano Huck e Angélica Kysivikis Huck. Os documentos podem ser acessados na página do BNDES e foram apurados e publicados pelo jornalista Fernando Britto em seu blog, Tijolaço.

Essa é a face mais visível da manipulação e do “teatro” que constituem as eleições burguesas. Os candidatos fazem campanha em condições totalmente desiguais, dominadas pelo interesse das grandes empresas capitalistas recebendo, inclusive, financiamento estatal indireto. Huck se beneficia de aparições em programas da emissora em que trabalha para fazer sua campanha e ainda conta com benesses do governo para seus deslocamentos.

O financiamento, parcelado em 114 meses, com juros de 3% ao ano e cinco meses de carência, faz parte de uma linha do banco estatal dedicada à aquisição de insumos mecânicos (Finame – financiamento à máquinas e equipamentos). Resta saber, como um jatinho pode ser considerado maquinário para “consultoria em gestão empresarial”. Fica claro o tipo de atividade econômica fomentada pelo BNDES: a mesma natureza do auxílio que os juízes recebem para pagar aluguel.