Há muitas diferenças entre as alas dos militares?

Neste trecho do programa Análise Política da Semana, Rui Costa Pimenta rebate o mito falado pela esquerda pequeno-burguesa de que o comandante do exército, Eduardo Villa-Boas, faz parte de uma ala “legalista” do exército contra uma ala golpista de Etchegoyen e Mourão.

“Algumas pessoas aventaram, inclusive, fizeram essa pergunta semana passada, se não há uma divergência entre o atual comandante do exército e o Etchegoyen, Mourão etc. O Villas-Boas e os outros.

Então, quando nós vemos o Villas-Boas aparecendo na televisão ou em seu Twitter dizendo que é preciso que haja medidas que permitam os militares fazer uma série de coisas para que daqui a 30 anos não haja uma nova Comissão da Verdade, nós podemos até dizer: pode ser que haja muita diferença entre eles, mas será que essas diferenças realmente vão contar?

Porque o que o Villas-Boas pediu na realidade é muito claro: ele pediu o direito do pessoal matar pessoas sem que seja feito dentro da lei, pediu o direito de determinadas pessoas serem torturadas… porque é isso que levou um monte de gente a Comissão da Verdade, é isso que ele está pedindo.

Se ele é a ala legalista do exército, então, temos que ficar bastante assustado porque a outra ala deve ser uma coisa muito extraordinária. Outra coisa também: se ele, por exemplo, se opõe ao esquema dos outros, do general Etchegoyen, etc., ele visivelmente é refém desse esquema porque ele já referendou a política de golpe militar e ele agora aparece pedindo uma anistia prévia aos militares no caso de cometerem crimes contra a população do Rio de Janeiro, crimes contra a humanidade, vamos dizer assim, no jargão da política burguesa internacional, porque é disso que se trata. Ou seja, não faz sentido nenhum essa situação, essas avaliações subjetivas da questão.”

Esse trecho faz parte da Análise Política da Semana, programa de maior audiência do canal COTV. O programa acontece todos os sábados em São Paulo a partir das 11h30 na rua Serranos, 90 fica a cinco quadras da estação Saúde de metrô. Para aqueles que moram longe, podem assistir o programa pela internet no canal Causa Operária TV no Youtube.

Contribua com a Causa Operária TV na nossa Vakinha online para termos uma TV operária e comunista com programação 24 horas de conteúdo que combata o monopólio da imprensa golpista. Acesse o link a seguir e contribui com o quanto puder e o quanto quiser: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/contribua-com-a-causa-operaria-tv-fevereiro