Governador petista quer virar a página do golpe e esquecer perseguição a Lula

O governador da Bahia, Rui Costa, do PT, deu uma entrevista para o UOL (Folha de S. Paulo) afirmando que o PT deve “virar a página” do impeachment e precisa cogitar a possibilidade de apoiar o candidato de outra legenda caso Lula seja preso.

Entre as afirmações feitas pelo governador petista, que se coloca no terreno dos golpistas, está a ideia capituladora de que o PT deve partir logo para o “plano B” das eleições, inclusive com a possibilidade de apoiar um candidato de outro partido, já que “caiu a ficha” para todo petista de que os golpistas não deixarão Lula ser candidato as eleições presidenciais de 2018.

Essa entrevista saiu um dia após a presidenta do PT, a senadora Gleisi Hoffmann, gravar um vídeo dizendo que o partido irá mobilizar as suas bases para ir às ruas contra a prisão de Lula, levando até as últimas consequências a candidatura do principal dirigente político do PT.

A posição do governador do PT da Bahia mostra às claras porque o PT de conjunto não consegue reagir aos ataques dos golpistas, e sequer defender seu principal dirigente, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Enquanto uma ala se enfrenta com os golpistas, como a senadora Gleisi Hoffmann, o deputado Paulo Pimenta, o senador Lindberg Farias, tentando conclamar as bases do partido para se mobilizar, setores do PT preocupados com seus cargos e suas alianças com setores golpistas seguram o partido para que a direita possa bater com mais facilidade na esquerda.

Não dá para esquecer o golpe, não dá para virar a página do impeachment, essa atitude não vai diminuir a sanha golpista no Brasil, seus ataques ao povo brasileiro e ao próprio PT, pelo contrário. Na medida em que o PT colocar a defesa de Lula como coisa secundária, como fizeram com José Dirceu, Genoino, Delúbio, Vaccari etc., a direita vai se sentir mais forte para colocar o partido de conjunto na ilegalidade.

O golpe não é um simples episódio na vida política do país, o golpe é uma nova forma de controle do regime político pela direita e o imperialismo no Brasil. Sem lutar contra o golpe, não só Lula vai parar na cadeia, como toda a esquerda se verá ameaçada pela ditadura que os golpistas querem impor sobre o País.