Golpistas tentam colocar culpa nas cotas pela falta de verbas nas universidades

Há muito tempo as verbas para as universidades estaduais de São Paulo vêm sendo reduzidas, o que faz com que a qualidade de ensino e o nível dos formandos em vários cursos venha piorando ano após ano.

O projeto do governo paulista de sucateamento das universidades para posterior privatização vem se tornando realidade.

Agora o governo, através dos seus testas de ferro instalados nas reitorias das universidades, tenta jogar a culpa da falta de verbas nas costas de negros, pardos e índios.

Na matéria publicada no jornal golpista Estado de S. Paulo, fica evidente essa intenção.

E ainda contamos com a análise cristalina do economista Sérgio Firpo, do INSPER, outra entidade golpista, que diz textualmente que  “é necessário repensar o modelo de financiamento das três instituições. “Se for aumentar o recurso (para as universidades), essa verba virá do ICMS, o imposto do consumo, que recai proporcionalmente mais sobre os mais pobres”

A cota que financia as universidades vem do ICMS, que é de 9,57%. Como o aumento dessa cota vai prejudicar a parcela da população mais pobre? Os 9,57% não financiam universidades públicas e beneficiam, ou deveriam beneficiar, justamente aquela parcela da população mais pobre que não tem acesso ao ensino superior, ou seja, tirasse do pobre para dar ao pobre?

Se o ICMS recai sobre a população mais pobre seria o caso de uma reforma tributária, o que não tem nada haver com o aumento da cota do ICMS para as universidades, viesse de onde viesse o dinheiro esse valor teria que ser aumentado, mas o que ocorre é justamente o contrário, a cada ano o valor nominal só faz diminuir.

Se ele tem uma idéia melhor, como tributar as grandes fortunas em 25% e aplicar esse dinheiro no financiamento dos cursos superiores dos estudantes carentes, isso sim, seria uma melhor opção em relação ao que existe hoje.