Golpe do imperialismo: ONU pede “investigação” contra a Venezuela

A ofensiva golpista do imperialismo contra a Venezuela se aprofunda. Recentemente, um relatório divulgado pela agência de Direitos Humanos da ONU pede a criação de uma comissão de investigação internacional, apoiando o Tribunal Penal Internacional (TPI), e diz que a situação venezuelana de “ausência de Estado de Direito”, é lamentável.

Isso revela o profundo cinismo do imperialismo. Um dos países que está levando adiante a política contra a Venezuela são os Estados Unidos, de Donald Trump, que recentemente encarcerou em “jaulas” centenas de crianças, filhos de imigrantes que estavam tentando atravessar a fronteira, separando-as de seus pais e tratando-as como animais e agora ameaça aprisionar pais e filhos em base militares.

A ONU é um instrumento do imperialismo que na maioria das vezes serve para legitimar os golpes de estado por ele promovido. Isso embora se apresente como organização neutra. O relatório da ONU apenas serve para revelar o compromisso da organização com a política assassina e golpista do imperialismo. Por isso, pode-se dizer que trata-se de um aprofundamento da política golpista contra o governo nacionalista de Nicolás Maduro, que tem feito resistência à política de terra arrasada do imperialismo.