Frigoríficos: acidentes, doenças ocupacionais e descaso dos patrões e do INSS provocam desespero

Os trabalhadores em frigoríficos, os que sofrem mais acidentes e doenças no Brasil, são verdadeiras vítimas da ganância dos patrões.
Os operários trabalham feitos burros de carga, com materiais cortantes, maquinários que, invariavelmente, estão sem manutenção e sem proteção facilitando os acidentes que são corriqueiros, acontecem todos os dias, chegam, levam em determinados casos à morte.
Os esforços repetitivos trazem aos trabalhadores dores insuportáveis e deixa os membros atrofiados impedindo, em pouco tempo de trabalho deixa-os inválidos.
Os patrões não dá nenhuma importância para esses problemas e, quando o operário vai procurar se tratar, quando há oportunidade, pois os patrões punem os trabalhadores por se ausentar, mesmo não havendo condições de trabalhar, uma vez que seu objetivo é única e exclusivamente o lucro.
Quando, no limite de sua capacidade física, de suportar a dor, o operário tenta se afastar, sem que o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) o conceda nenhum benefício, apesar de incapacitado para qualquer coisa. Ou seja, por um lado, os patrões que esfolam seus funcionários, abandonam quem lhes deu muito lucro e, para desespero, o órgão que deveria tratar de sua saúde e lhe amparar de alguma forma, também o abandona.
A fuga encontrada, muitas das vezes, é viver trancafiado, em casa, distante de tudo e de todos, conforme diz a Organização Não Governamental (ONG) Repórter Brasil, em documentários realizados sobre a situação dos trabalhadores em frigoríficos chamado “Moendo Gente”.