Frigorífico Cardeal não fornece o Comunicado de Acidentes do trabalho (CAT)

Com mais de 150 trabalhadores, o frigorífico Cardeal, localizado no município de São Caetano do Sul, região do grande ABC vem desrespeitando a legislação.

Os trabalhadores denunciaram aos representantes do Sindicato dos Frios que os patrões da fábrica de embutidos como, linguiça, salsicha, mortadela, presunto, etc. não fornecem o Comunicado de Acidentes do trabalho (CAT) e o setor de recursos humanos não aceita atestados.

No Cardeal há inúmeras irregularidades, desde a falta de manutenção nos maquinários, como também, de equipamentos de proteção individual (EPIs).

Apesar de o ambiente dentro do frigorífico ser muito gelado, com temperaturas ultrapassando os trinta graus negativos, os patrões não permitem aos seus funcionários o intervalo térmico, ou seja, a cada uma hora e quarenta minutos, cada trabalhador nas câmaras frias têm o direito há vinte minutos em temperatura ambiente, conforme a consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
No frigorífico não existe leis, ou melhor, quem as faz são os próprios patrões.

Os trabalhadores não podem descansar nos feriados, pois os patrões do Frigorífico cardeal fazem com que os operários da fábrica trabalhem de graça para eles, infringindo, inclusive a própria convenção coletiva dos trabalhadores.
Os representantes do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Carne, Derivados e do Frio no Estado de São Paulo estiveram na porta do frigorifico para discutir sobre a campanha salarial de emergência e, diante da situação, chamou os operários para uma reunião nas imediações da fábrica na próxima semana para esclarecer sobre essas questões e exigir dos patrões do cardeal a imediata resolução dos problemas levantados pelos trabalhadores.