Filmografia Visconti e o abismo das classes sociais

Luchino Visconti di Modrone foi um importante diretor de cinema, teatro e ópera italiana. Nasceu em família nobre e foi largamente exposto às diversas artes desde cedo. Conheceu Lorenzo de Paolis, Giacomo Puccini e outros ícones da época. Era homossexual declarado e seu último parceiro foi o ator Helmut Berger, que encenou em seu filme “The Demnet”.
Ele é bastante conhecido pelos filmes Obsessão (1943), Senso (1954), Rocco e seus irmãos (1960), O leopardo (1963) e Morte em Veneza (1971).
Obsessão é uma das mais nobres releituras do famoso romance de James L.Cain, The Postman Always Rings Twice.
Um caminhão de entrega chega num posto de gasolina afastado, onde também funciona um bar. De carona no caminhão, o Hobo Gino, maltrapalilho, pouco confiável, que logo fica em cima de Giovanna, mulher do dono do bar. Tudo isso é temperado com a própria arte de Visconti.
Ja “Senso”, ou “Sedução da Carne”, é a opera que faz o autor tão amado pelos cinéfilos. Seu primeiro filme em cores, primeiro drama histórico, único de seus longas com a grande estrela Alida Valli, Sedução da Carne é também um ensaio para o ainda mais ambicioso O Leopardo. Ambos têm como pano de fundo a unificação italiana e mostram o abismo que existe entre classes sociais distintas, a burguesia ascendente e a nobreza decadente (Visconti, filho de pai nobre e mãe burguesa, sentia-se muito bem entre essas classes).