Fachin libera pedido de liberdade de José Dirceu para análise no STF

Da redação – O ministro do STF, Edson Fachin, liberou para análise da segunda turma o recurso impetrado pela defesa de José Dirceu que pede para o ex-ministro aguardar o julgamento dos recursos contra sua condenação na segunda instância em liberdade.

Apesar da segunda turma já ter formado maioria para que José Dirceu fique livre, os votos dos outros ministros podem mudar, levando-o novamente à prisão.

A decisão dessa turma pode ter influência no julgamento de recurso de Lula perante a mesma turma já que o caso de Lula é praticamente o mesmo.

O fato é que Fachin tentou manobrar o máximo para que Dirceu permanecesse preso, mas foi voto vencido naquela turma, prevendo que o mesmo pudesse acontecer com Lula ele mandou o caso do ex-presidente para o plenário, mesmo não havendo justificativa para isso.

No plenário, como sabemos, Lula perdeu e permaneceu preso.

De todo modo é preciso que a população entenda que a justiça tem lado, e esse lado é o lado da classe dominante, e não adianta apostar nossas fichas na justiça, somente com a mobilização popular é que poderemos mudar o rumo da situação política.