Extrema direita se organiza dentro dos partidos tradicionais: Datena é candidato ao senado pelo DEM

O apresentador de TV, José Luiz Datena, será candidato ao senado por São Paulo pelo Democratas (DEM). Datena, que apresenta há vários anos um programa policial na Rede Bandeirantes, ganhou destaque nos meios de comunicação burgueses devido ao seu discurso extremamente conservador e reacionário, de defesa da Policia Militar, da redução da maioridade penal, do aumento das penas do estado e da brutalidade das forças de repressão contra a população das periferias. Encarnando o discurso de que bandido bom é bandido morto, não são raros os momentos em que o apresentador, em seu programa, glorifica as mortes cometidas pela PM. Em síntese, Datena expressa o discurso e a política da extrema direita.

O seu atual partido o DEM, é uma derivação da antiga ARENA, partido dos militares durante a ditadura. Assim como Datena, no interior do DEM encontram-se figurões extremamente reacionários, como e o caso do senador Ronaldo Caiado, ruralista, é um verdadeiro assassino de camponeses e sem terras. Vale destacar também que o DEM foi e ainda é um dos principais apoiadores do golpe de estado de 2016.

A candidatura demonstra também que a extrema-direita se organiza no interior dos partidos tradicionais, dada a proximidade das eleições. Partidos como o DEM, pelo seu histórico extremamente direitista, apesar da farsa do seu nome, e um verdadeiro antro dos setores de extrema-direita, assim como Caiado, já citado, o partido abriga ate hoje, por exemplo, militares, como coronéis, delegados, um resquício da época da ditadura.

É preciso ter claro que as eleições desse ano, dominadas pelos golpistas, estarão sob o controle desses setores da direita e da extrema-direita. É uma ilusão apostar todas as fichas nesse terreno, somente a mobilização popular pode levar a uma derrota do golpe.