EUA atacam Irã também no futebol

Devido ao embargo norte-americano ao Irã, a Seleção de futebol do país foi muito prejudicada em sua preparação para a Copa do Mundo. Uma das questões foi a recusa da Nike em fornecer seu material esportivo ao Irã. A situação gerou revolta entre técnico e atletas da equipe. Segundo o treinador Carlos Queiroz “É algo totalmente injusto contra 23 garotos que só querem jogar futebol. Eles merecem ser tratados como qualquer outro jogador no mundo”, mostrando mais claramente o problema, disse “os jogadores estão acostumados com os seus equipamentos. Não é certo mudar isso uma semana antes de partidas tão importantes”.

Outro que expôs sua irritação foi o atacante Karim Ansarifard, “O que a Nike fez conosco foi muito errado”, e ainda “Eu não quero comentar muito esse assunto, mas, como jogador de futebol, nós não comparamos problemas políticos e diplomáticos com o esporte”.

Segundo o próprio técnico, a situação levou os jogadores a recorrerem a colegas jogadores não iranianos para poderem dispor de chuteiras com mínimas condições de igualdade perante os demais, outros jogadores compraram com dinheiro do próprio bolso.

Apesar do ataque americano às vésperas da estréia iraniana, a seleção do país venceu a seleção do Marrocos por 1 x 0, o que a coloca em primeiro lugar no dificílimo grupo que reúne as potências europeias, Portugal e Espanha, que empataram por 3 x 3 no segundo jogo do grupo.