Estreia, em São Paulo, documentário sobre o papel da mulher no futebol de várzea

Estreou na noite dessa quarta-feira (21), no Cine Olido, em São Paulo, o documentário Mulheres do Progresso: muito além da Várzea, cujo tema levantará a importância das mulheres nos times de futebol amador de periferia. A exibição do curta-metragem contará com a presença das quatro mulheres cujas histórias serão retratadas no filme.

Segundo a diretora e roteirista do documentário, Jamaica Santarém, “quando a gente fala de futebol, automaticamente já vem essa imagem masculina. A gente nunca imagina que o diretor do time é uma mulher”. A cineasta acrescenta que “a atuação dessas mulheres vai além da várzea; a várzea é como se fosse um elo para que elas tenham uma atuação voltada a essa periferia. Todas têm jornada dupla, tripla, são mães; todas têm uma atividade que executam dentro da comunidade”.

Depois de estrear no Cine Olindo, contendo três exibições, o documentário será exibido nas quatro comunidades que foram retratadas na produção. A produção é da Rede Doladodecá , com fomento do Programa de Valorização de Iniciativas Culturais (VAI).