Desacreditada por muitos, seleção anfitriã já está com vaga praticamente assegurada à próxima fase

Os anfitriões russos deram um importante passo para serem os primeiros a estarem nas oitavas de final da Copa que eles próprios estão sediando. A seleção de futebol da Rússia – tida por muitos como um time que chegou à competição desacreditado e sem comando – venceu as duas partidas que disputou pelo Grupo A, sendo a primeira seleção a alcançar os seis pontos e virtualmente garantir a classificação para a próxima fase.

O selecionado russo entrou em campo na terça-feira e depois de golear na estreia a Arábia Saudita por 5 x 0, voltou a jogar bem e derrotar o segundo adversário, a seleção do Egito, pelo placar de 3 x 1. Com essa segunda vitória, os russos lideram o grupo com seis pontos e um saldo de sete gols positivos. Em segundo lugar vem o Uruguai, que na partida de estreia venceu o Egito no sufoco, com um gol assinalado já no apagar das luzes da partida.

A partida foi realizada na lendária cidade de São Petersburgo, palco histórico de importantes e gloriosas lutas do proletariado russo contra a tirania czarista, derrotada pelos bolcheviques na revolução de 1917.

No primeiro tempo, um futebol morno, mas com um predomínio dos russos, que mantiveram mais a posse de bola, mas não conseguiram furar o bloqueio impostos pelos egípcios. O time africano jogou quase que exclusivamente em função do atacante Salah, que fez sua estreia em copas do mundo, depois de ser poupado – sabe-se lá porque – na primeira partida contra os uruguaios, uma vez que já estava recuperado da lesão na clavícula. A dependência de uma jogada genial do atacante do Liverpool – que foi eleito o melhor estrangeiro em atuação no futebol europeu da temporada – para resolver a limitação técnica da seleção egípcia, acabou por determinar a derrota da seleção do continente africano, pois Salah nada pode fazer sem a ajuda dos seus companheiros. O atacante ainda assinalou o único gol do Egito na partida, numa cobrança de pênalti; insuficiente, no entanto, para reverter a segunda derrota da sua equipe na Copa.

Os gols que deram a segunda vitória aos russos foram assinalados todos no segundo tempo. Aos 2 minutos, Fathi (contra) abriu o placar para os russos. Cheryshev ampliou aos 13 minutos e Dzyuba fez o terceiro logo em seguida, aos 16 minutos. Salah diminuiu para os egípcios aos 27 minutos, mas não conseguiu ir além disso. Matematicamente, a seleção do Egito ainda não está eliminada. Mas passa a depender agora de uma improvável combinação de resultados para seguir adiante na competição. A segunda vaga deve mesmo ficar com a seleção uruguaia, que enfrentará a fraca Arábia Saudita na quarta-feira, devendo assegurar o segundo lugar no Grupo A.