Esperar que regulamento do STF mantenha Lula livre é o caminho mais rápido para sua prisão

Apesar de todos os indícios de uma prisão iminente, Lula e o PT continuam apostando em uma solução “institucional” para esse julgamento completamente fraudulento.

A ministra Carmem Lucia, presidente do STF, segue manobrando para evitar a discussão da condenação em segunda instância, portanto favorecendo a prisão do ex-presidente.

Apesar do tribunal estar dividido em torno dessa questão, fato é que a prisão de Lula é uma prioridade dos golpistas e a suspensão da discussão do assunto abre o caminho para a prisão após a condenação em segunda instância e o julgamento dos recursos apresentados ao TRF.

Esta mesma corte já atropelou todos os direitos possíveis ao condenar, no julgamento do Mensalão, membros do governo do PT por uma “suposição” sem provas, na pavorosa aplicação de um conceito jurídico estranho à Constituição e o direito penal brasileiros.

Diante do golpe contra Dilma, algo completamente absurdo e ilegal, também ratificaram a manobra. Não é possível acreditar que agora, em um momento decisivo para os golpistas, os magistrados vão resolver a situação.

A prisão de Lula, além de ser completamente irregular, pois o processo contra o ex-presidente ainda não passou pelo trânsito em julgado, é uma das principais barreiras ao avanço do golpe de Estado. Ignorar esse fato e acreditar em soluções vindas de juízes é simplesmente ignorar a realidade e, mais grave ainda, se entregar nas mãos dos golpistas.

O fato é que Lula só vencerá essa disputa com amplo apoio popular, com o povo na rua, defendendo-o contra a perseguição política da direita. Não existem soluções possíveis no Supremo Tribunal Federal, apenas mais maracutaias e golpes. A derrota do golpe de Estado, do qual a prisão de Lula é parte indispensável, só pode vir pelas mãos do povo.