Ensino privado: estudantes da Uniderp protestam contra cobranças indevidas e abusivas

Enquanto o golpe sucateia universidades públicas para privatizar, sendo talvez os casos mais gritantes da UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) e mais recente na UEL (Universidade Estadual de Londrina), as instituições privadas mostram a maravilha que são. Cobrando preços exorbitantes dos jovens, que cansados de procurar o Procon, estão se manifestando.

Além disso, já publicamos nesse diário de notícias, o resultado da pesquisa da Clarivate Analytics, em que mostra dados da enorme discrepância de produção de conhecimento e pesquisa entre universidades públicas e privadas, sendo as últimas insignificantes.

Os estudantes da Uniderp/Anhanguera, de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, agendaram manifestação para o dia 6 de abril. Eles contam com a presença de mais de 300 estudantes, que ocuparão durante duas horas a Avenida Ceará e, em seguida, discutiram em Audiência Pública na Câmara Municipal de Campo Grande sobre cobranças abusivas e outros problemas da rede Anhaguera.

“Tem aluno que tem Fies 100% e mesmo assim consta no sistema como devedor da universidade. Essa situação e a indiferença da instituição para com os alunos é inadmissível e precisamos de uma solução imediata”, relata uma estudante de Odontologia.

O golpe está a cada dia tornando mais impossível estudar e trabalhar, todas as portas estão sendo fechadas. O país caminha para uma situação de miséria. A própria experiência tem mostrado que apelar para as instituições não surte efeito, como o Procon.

Todo apoio à manifestação dos alunos, esse é o caminho. É preciso que os estudantes também formem comitês de luta contra o golpe nas universidades. É necessário defender a redução nas mensalidades, o direito dos inadimplentes estudarem e também defender o fim do ensino pago, ensino público e gratuito para todos.