É preciso intensificar a luta contra a prisão de Lula

Após a condenação por unanimidade no TRF4, Luiz Inácio Lula da Silva corre perigo de ser preso até o fim de fevereiro. Vários setores da imprensa golpista discutem essa possibilidade, e o Judiciário já está se mexendo para atender ao desejo da burguesia imperialista. Os próprios advogados do ex-presidente já admitem a possibilidade, e a Polícia Federal procura negociar que Lula se entregue.

É preciso, desde já, mobilizar a população contra a prisão de Lula. Não podemos deixar que a direita golpista avance mais um centímetro no golpe. Se eles conseguirem, depois do impeachment, de acabar com a CLT, de congelar gastos em educação e saúde, ainda prender a maior liderança popular do País sem reação, seria uma catástrofe para todo o movimento popular e a esquerda.

Já existe um movimento de vigília em frente ao apartamento do ex-presidente, em São Bernardo, e é preciso que se mobilizem vários setores para ocupar toda a cidade do ABC paulista. Se os golpistas quiserem prender Lula, terão de passar por cima de todos que estão do lado do povo brasileiro.

E esse povo não pode parar por aí. É preciso fortalecer a proposta de Congressos do Povo, e chamar uma série de setores da sociedade para estabelecer uma proposta popular para a política, por uma nova assembleia constituinte verdadeiramente controlado pelas organizações populares.