É hoje: Análise Internacional debate a Síria, Rússia e Turquia no Oriente Médio

Vai ao ar na tarde de hoje, às 14h, mais uma edição ao vivo da Análise Internacional com o companheiro Rui Costa Pimenta. O presidente do PCO analisará os últimos acontecimentos envolvendo o Oriente Médio, com destaque para a tensão política que tem como palco a Síria, mas que desnuda a luta da Rússia contra o imperialismo mundial.

A situação foi agravada na última semana, quando jatos israelense provocaram situação na qual uma aeronave militar russa foi abatida por engano pela artilharia síria. Quinze militares morreram. O ministério da defesa russo denunciou o ocorrido, o que criou um alerta na relação entre os dois países. Em resposta, um ministro de Israel disse que tudo não passou de uma fatalidade. O sionismo é sustentado pelo imperialismo americano, servindo de braço armado deste no Oriente Médio. Assim, seus ataques foram e ainda são marcantes no conflito sírio.

Outra questão a ser analisada pelo companheiro Rui é o efeito do estrangulamento econômico promovido pelos grandes capitalistas contra a Turquia, que vem sendo fator determinante na aproximação deste país com a Rússia. Erdogan, presidente turco, chamou de lobos famintos os norte-americanos e já vem tomando medidas para diminuir a importância da moeda estadunidense no país – instrumento bastante utilizado para manter todos os países do mundo sob o julgo do imperialismo.

A importância das análises de Rui Costa Pimenta – feitas às sextas e aos sábados – se justifica pelo acerto de suas previsões, pela sólida coerência e pela lucidez. O programa voltado aos conflitos internacionais já conta com dezoito edições, explanando, por exemplo, a situação da Venezuela, Israel, Russia e muitas outras.