Documentário sobre o golpe contra Dilma será exibido em festival alemão

Documentário “O Processo”, da cineasta brasileira Maria Augusta Ramos, será exibido no 68º Festival de Cinema de Berlim, Berlinale, evento que ocorrerá entre os dias 15 e 25 de fevereiro. O documentário, embora não esteja não competição oficial, levará importante análise do cenário político brasileiro a partir do golpe de Estado contra a presidente Dilma Rousseff, consumado em maio de 2016.

Berlinale, além de ser um dos mais prestigiados festivais de cinema do mundo, também carrega a qualidade de ser um dos mais politizados. Nele, o Brasil será representado por várias produções de teor social e político, utilizando-se a sétima arte como instrumento de denúncia.

Com duração superior a duas horas, o documentário apresenta de forma clara e muito bem definida cronologicamente todo o processo golpista que, financiado pelo imperialismo norte-americano, culminou na deposição da presidenta Dilma Rousseff, abrindo as portas para uma série de outros ataques à classe trabalhadora brasileira.

Compõem a lista de produções de Maria Augusta Ramos filmes como “Justiça” (2004); “Juízo” (2007); “Morro dos Prazeres” (2013), entre outros. Todos eles muito bem recebidos pela crítica por denunciarem a realidade político-social brasileira.