Direita está contando as horas: TRF4 pode prender Lula a qualquer momento

No dia de ontem, 20 de fevereiro, a defesa de Lula entrou com recurso contra a decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, que determina que o ex-presidente seja preso e cumpra mais de 12 anos de cadeia, em acórdão fruto de um processo-farsa.

A partir de agora, considerando o entendimento inconstitucional do STF (Supremo Tribunal Federal) de autorizar uma prisão mesmo que exista recurso pendente de análise, Lula pode ser preso a qualquer momento.

A pressa da direita para realizar essa prisão tem o objetivo de tirar Lula e, logo em seguida o PT e o resto da esquerda, do cenário político geral, especialmente das eleições, onde se sabe que a direita não tem a menor capacidade de concorrer com a liderança máxima do PT.

A contagem da direita tem mais a ver com a reação popular diante da prisão que com o tempo efetivamente falando. Em último caso, a prisão de Lula é uma medida necessária ao plano dos golpistas, para que seja levado adiante os ataques da direita contra os direitos do povo sem que exista resistência à altura.

Também por isso colocaram os militares no Rio de Janeiro, um dos estados mais importantes da federação e que, a depender do que acontecerá daqui em diante, pode servir de modelo para uma intervenção militar nacional.

É diante desses problemas que a esquerda que está na luta contra o golpe precisa mobilizar os trabalhadores e suas organizações para lutar contra a prisão de Lula e contra o golpe de Estado como um todo.