Diante do fracasso do imperialismo na Síria, Israel ameaça atacar o país

O vice-diretor-geral do Ministério das Relações Exteriores de Israel, general Ben-Zvi afirmou que Israel não está interessado numa escalada na Síria mas responderá caso o Irã ultrapasse determinados limites estabelecidos pela entidade sionista. A declaração foi feita na última segunda-feira. Segundo Irina Fedorova, do Instituto de Estudos Orientais da Academia Russa de Ciências, entre os limites estão o veto ao estabelecimento de bases militares ou depósito de armas em caráter permanente e à presença de forças militares apoiadas pelo Irã a menos de 50 Km da fronteira com Israel. Os bombardeios de Israel sobre a Síria objetivam assegurar tais limites.

A tensão entre Israel e o Irã aumentou nas últimas semanas após a derrubada de um alegado “drone” iraniano que violara o espaço aéreo israelense. Ao lançar um contra ataque Israel teve um de seus bombardeiros derrubado. Contudo, pelo menos no momento, nenhum dos dois países tem interesse numa guerra aberta principalmente no território sírio, ainda segundo a especialista da academia russa.

A despeito de sua derrota, os Estados Unidos não desistiram de sua intenção de balcanizar a Síria, na verdade um projeto da entidade sionista para todo o Oriente Médio. Vários jogos estão se desenrolando simultaneamente na Síria sendo o principal a luta do imperialismo pela sua sobrevivência tentando impedir a emersão de um novo mundo multipolar. Assim o fim da tragédia na Síria e no restante do Oriente Médio ainda se encontra longe do seu final.