Dia do cinema brasileiro

Nessa terça-feira (dia 19) foi comemorado o Dia do Cinema Brasileiro. Há exatamente 120 anos a primeira filmagem foi feita no Brasil. O Italiano Affonso Segretto fez um curta de mais ou menos 20 segundos filmando a Baia da Guanabara enquanto desembarcava no Brasil, a filmagem ficou conhecida como Uma vista da Baía de Guanabara.

O cinema Brasileira é recheado de grandes filmes e merece ter seu dia celebrado, sobretudo em épocas onde a industria cultural americana produz, em massa, muito mais do mesmo. Devemos celebrar diretores como Glauber Rochar, Nelson Pereira, Kleber Mendonça, Silvio Tendler e tantos outros.

Festejar e consumir o cinema brasileiro, assim como qualquer outro produto cultural do nosso país, é prestigiar nossos artistas, incentivar a produção desse material e lutar contra a hegemonia imperialista que destrói qualquer originalidade e independência nas suas colônias.

Embora gosto seja uma coisa muito individual, segue um link para a lista dos melhores filmes brasileiros segundo a Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema), que está sendo divulgada aqui no intuito de dar recomendações para todos aqueles que querem consumir e prestigiar mais um dos nossos tesouros nacionais.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_dos_100_melhores_filmes_brasileiros_segundo_a_Abraccine