Dia de hoje – 15 de agosto de 1947 – Independência da Índia

Dia 15 de agosto é comemorado em toda a Índia o dia nacional da independência. O país foi durante mais de 200 anos colônia britânica.

A longa luta pela libertação do país começou a tomar forma décadas antes, em 1857, com o Sepoy Mutiny (1857-58) em Meerut. A situação se agravou e o nível de violência aumentou ao longo dos anos.

Conforme o imperialismo perdia o controle e se aproximava uma revolução que poderia culminar com um banho de sangue, um grupo de políticos indianos começou a costurar uma solução pacífica para o impasse.

Sem condições de resistir, o imperialismo britânico assistiu Congresso Nacional da Índia e outras organizações políticas, sob a liderança de Mahatma Gandhi, lançarem um movimento de independência nacional. Os poderes coloniais foram transferidos para a Índia em 15 de agosto de 1947.

Na Índia esta data é comemorada com grande entusiasmo em todas as instituições públicas, educacionais e militares do país. O teor político dos atos e as aglomerações também criam tensão relativa a possíveis atentados.