Dia 7 de abril, começa ciclo de palestras contra o golpe e a prisão de Lula

Com o tema “A luta contra o golpe, a prisão de Lula e a intervenção militar no Rio”, o PCO dará início, no próximo dia 07 de abril, em São Paulo capital, a um ciclo de palestras por todo país.

O objetivo central dessa campanha de propaganda do Partido é justamente esclarecer os militantes, os simpatizantes e a todos os interessados na discussão, os reais objetivos do golpe e, nesse contexto, abordar assuntos como: o papel do imperialismo e os golpes de Estado na atual etapa política, o impeachment da presidenta Dilma, como primeiro ato do golpe, a lava-jato como instrumento jurídico-policial, a relação entre a perseguição ao ex-presidente Lula, a proscrição do PT e da esquerda, os militares como árbitros da situção política, entre outros pontos.

Desde pelo menos 2013 o PCO incorporou em suas análises a questão da possibilidade de um golpe contra o governo do PT, a partir da compreensão da mudança de rumo da política do imperialismo norte-americano para outros países, como o apoio aos golpes militar no Egito, o golpe na Ucrânia, o golpe que destitui o presidente Fernando Lugo no Paraguai, entre outros acontecimentos mundiais.

Foi justamente o estudo, a análise do desenvolvimento do conjunto das forças que compõem o cenário mundial, particularmente o imperialismo norte-americano, que permitiu o acerto político do PCO com alto grau de precisão, mesmo se antecipando em vários meses aos acontecimentos.

É no contexto de aprofundamento do golpe, que o ciclo de palestras ganha mais ainda signficado. Como se viu, até o momento, mesmo com todo o impasse, que marcaram esses quase dois anos desde o impeachment da presidenta Dilma, o golpe de conjunto não parou de avançar. Existe, inclusive, a possibilidade real de que, quando das realização das palestras, o próprio Lula esteja preso e se não estiver, será decorrência da resistência popular.

A atual etapa que se abriu com o golpe de Estado coloca a necessidade para a militância de se armar contra esses inimigos mortais e o pré-requisito número um é a clareza política.

É por isso que o PCO faz um chamado para os seus militantes e simpatizantes, mas também para toda a esquerda para que venham discutir conosco uma saída progressista e revolucionária para derrotar o golpe e todas as suas medidas.

Serão 50 palestras por todo o país, sendo que a primeira ocorrerá em Sao Paulo (capital), no Centro Cultural Benjamin Peret, no dia 07/04.