Desemprego dispara e cai mais 1,3% em julho

Da redação – A oferta de emprego na indústria caiu 1,3% desde junho, segundo dados divulgados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta segunda-feira.

“Com a nova queda, o emprego acumúla um recuo de 4,3% desde maio, mês da crise dos transportes”, considerou o documento.

O documento cita, ainda, um aumento de 0,4% no número de empregos em julho, comparando-se ao mesmo mês de 2017. Esse suposto crescimento, contudo, é associado a retração de 2,9% da massa salarial dos trabalhadores e um recuo de 1,0% no primeiro semestre. Isso significa que os novos contratados já tem sofrido com grandes perdas salariais e de direitos decorrentes da instabilidade produzida pela reforma das Leis Trabalhistas. Com isso, o trabalhador ficou com renda 3,2% menor do que a de junho do ano passado, 1,4% a menos acumulados no ano.

As reformas trabalhistas e a aprovação irrestrita da terceirização do trabalho são ataques diretos à população que têm consequências cada vez piores: arrocho salarial, perda de direitos, perda de poder de organização classista de luta. A direita têm atacado diretamente o centro das organizações operárias como uma forma de reduzir seu poder de classe. Os salários menores são associados à desestruturação dos sindicatos pelo fim do imposto sindical, as reformas trabalhistas que inibiram o milhões de ações por parte do empregado, as leis de terceirização geral e irrestrita, dentre diversas outras artimanhas do governo golpista. É preciso lutar contra o golpe e todas as medidas golpistas. É preciso lutar pela Liberdade de Lula, por Lula Presidente, Lula ou Nada e Lula até o Fim!